Sustentabilidade
29 Março, 2022

10 dicas para desperdiçares menos comida nas compras

10 Dicas para desperdiçares menos comida nas compras
Partilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sabias que a comida que é desperdiçada por cada um de nós equivale a 10 sacos cheios de 10 kgs cada? Chegou a hora de agir! Reduzir o desperdício alimentar começa no momento em que fazes tuas compras no supermercado. Hoje partilhamos contigo um guia com 10 dicas essenciais para começares o teu caminho em direção a uma vida mais sustentável!

  1. Dedica algum tempo a planear as tuas compras

Vais ver que compensa. Pouparás tempo e dinheiro e evitarás o desperdício. Pensa no que precisas de comprar, em que supermercado encontras o que necessitas e organiza-te para comprares apenas o que vais realmente consumir.

  1. Cria o hábito de verificares a despensa, o frigorífico e o congelador

Antes de ires ao supermercado, habitua-te a verificares sempre antes o que tens na tua despensa, no frigorífico e no congelador. Vais, certamente, surpreender-te ao encontrar algo que não sabias que tinhas!

  1. Compra menos coisas e mais frequentemente

Desta forma, evitas as chamadas “compras do mês”, em que adquirimos, por impulso, artigos desnecessários ou damos, até, vantagem a produtos processados com datas mais alargadas. Isso não costuma correr bem e resulta, quase sempre, em comida desperdiçada!

  1. Planeia as tuas refeições com antecedência

No sábado de manhã, por exemplo, senta-te e escreve num papel as refeições que gostarias de fazer na semana seguinte. Precisas de levar marmita para o trabalho? Tens um pacote de natas a acabar o prazo e queres usá-lo? Planeia com antecedência, para que uses tudo o que tens em casa e evites corridas ao supermercado a meio da semana.

  1. Faz compras a pensar nas refeições que planeaste

Depois de teres planeado as refeições que vais fazer nessa semana, podes ir ao supermercado e trazer apenas o que está na lista. Sim, leste bem: apenas! Evitas o desperdício alimentar, a tua carteira agradece… e a tua saúde também!

  1. Adquire apenas a quantidade que precisas

Só precisas de um queijo fatiado mas estás indeciso entre 2 marcas e pensas em levar os 2? Tira essa ideia da cabeça! Vá lá… Esta semana levas um e na próxima o outro! O mundo não acaba amanhã… Tens tempo de provar tudo sem que acabe por ir para o lixo por ter expirado o prazo.

  1. Compra os produtos We Care

A forma mais sustentável de fazer compras é comprando o que iria para o lixo. Na funcionalidade We Care da tua app GoBuddy, os estabelecimentos disponibilizam, nas últimas horas do dia, os produtos que não iriam ser vendidos. Podes comprar tudo a preços acessíveis, desde fruta, legumes, iogurtes, pão, ou mesmo itens de beleza vendidos em farmácias. Combate o desperdício enquanto fazes as tuas compras! Verifica já na tua app!

  1. Compra os produtos com o prazo de validade mais perto do fim

No supermercado, opta por trazer produtos com o prazo de validade mais aproximado. Esses costumam ficar sempre descartados… Apenas certifica-te que vais mesmo usá-los naquele período de tempo! Desta forma, vais levar para casa algo que provavelmente acabaria por ir para o lixo.

  1. Compra a fruta e os legumes mais feios

Sabias que a fruta e os legumes com mais irregularidades são muito difíceis de vender? Muitas vezes, são mesmo descartados e não chegam sequer a ir para as prateleiras. Traz aquela maçã com manchas, a cenoura meia torta ou a banana solta do cacho. Faz a tua parte e incentiva os teus amigos!

  1. Leva os teus próprios sacos para as compras

Sempre que possível, leva de casa sacos reutilizáveis ou anda com um tote bag. Mas, atenção, se tens sacos de plástico em casa, que sobraram de compras passadas, usa-os antes de comprares outros! O saco mais sustentável é o que tu já tens…

Por: Inês Sousa

Artigos Relacionados

Vê também estes artigos relacionados com o tema

Parceiros, Sustentabilidade
29 Março, 2022
Primeiros passos no combate ao desperdício
Como podes ser o melhor estafeta da GoBuddy?
#DicadoBuddy
29 Março, 2022
Como podes ser o melhor estafeta da GoBuddy?