Sustentabilidade
29 Março, 2022

5 passos para combateres o desperdício

5 passos para combateres o desperdício
Partilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O relatório da ONU de 2021 sobre desperdício alimentar revelou que são desperdiçados em todo o mundo cerca de 931 milhões de toneladas de comida: 61% são referentes ao desperdício doméstico, 26% aos serviços alimentares e 13% ao retalho. 

Estes números tornam clara a urgência de adotar hábitos de consumo mais conscientes e sustentáveis! A melhor forma de combater o desperdício alimentar é através da consciencialização para o tema e consequente adoção de novos hábitos.

 Por isso, hoje partilhamos contigo os primeiros passos para combateres o desperdício:

  1. Faz compras mais sustentáveis

O primeiro passo para combateres o desperdício começa logo no momento da compra. Por exemplo, se vais comprar comida para o jantar, deves optar por trazer alimentos mais maduros ou com o prazo de validade próximo. Esses alimentos costumam ser a última opção das pessoas e acabam por ir para o lixo. Além disso, podes salvar comida e outros produtos de serem desperdiçados com a função We Care na tua app GoBuddy!

Todos os dias, muitos restaurantes, lojas e supermercados colocam o ícone We Care no seu painel na app. Isto significa que se está a aproximar a hora de encerramento e sobrou comida ou outro tipo de produtos no estabelecimento. Para evitar que acabem no lixo, eles vendem-nos a um preço muito mais acessível. É fácil ajudar o planeta e poupar ao mesmo tempo!

  1. Guarda a comida que sobrar

Sobrou comida do jantar? Porque não levares marmita no dia seguinte? Também podes congelar excedentes de comida pronta em doses individuais ou partilhar com a tua família e vizinhos. Além disso, encontras na internet mil e umas receitas com sobras de comida, neste blog também tens algumas. Dá uma espreitadela!

desperdicio alimentar missão continente

  1. Reaproveitar é a chave

Uma ótima dica para combater o desperdício é reaproveitar. Quanto a comida, podes dar outro uso a algo que iria para o lixo, como utilizar cascas de vegetais para fazer caldos aromáticos ou sopas, tomates maduros para molhos ou fruta amassada para batidos ou bolos. 

No que toca à roupa ou outros objetos que já não uses, há sempre uma segunda vida para eles! Seja uma camisa velha que se transformou num pano de cozinha ou uma caixa de madeira que deu origem a um belo item de decoração. Dá asas à tua imaginação neste combate ao desperdício.

  1. Entende os prazos de validade

Sabias que nem todos os prazos de validade significam que a partir daquele dia o produto fica estragado? Quando encontras “consumir até”, isto significa que aquele produto é seguro consumir até àquela data e que, depois disso, não deves consumir. No entanto, quando encontras “consumir de preferência antes de”, já remete para a qualidade do produto. Ou seja, depois daquela data podes consumir o produto sem que a tua saúde fique prejudicada, quanto muito podes notar diferenças na textura ou sabor do alimento.

Quanto aos produtos de cosmética, sabias que também eles têm prazos de validade? No rótulo encontras sempre um símbolo de um boião aberto com um número, que corresponde aos meses e/ou anos em que é segura a sua utilização após a abertura da embalagem.

  1. Organiza a tua despensa e frigorífico

Mantém a tua despensa e frigorífico organizados e limpos, de forma a que seja mais fácil veres tudo o que lá tens guardado e não acabes por deixar algum alimento esquecido. Podes organizá-los de acordo com a validade dos produtos, deixando mais visíveis os produtos perecíveis e dando prioridade ao consumo de alimentos com menos tempo útil. Com a tua cozinha ordenada, terás mais facilidade na hora de ir ao supermercado, pois consegues ter uma melhor noção do que falta comprar. E claro, não te esqueças de levar uma lista de compras e comprar só o necessário, evitando o desperdício!

O combate do desperdício é uma grande preocupação da GoBuddy e acreditamos que deve ser de todos: produtores, distribuidores e consumidores. Passo a passo, vamos alterando os nossos hábitos para tornar o mundo melhor!

Começa por aplicar estes 5 passos sustentáveis no teu dia a dia e consciencializa os teus amigos e família para a importância do combate ao desperdício! O planeta agradece… e a tua carteira também!

Por Inês Sousa

Artigos Relacionados

Vê também estes artigos relacionados com o tema

Opinião
11 Setembro, 2023
Eventos Especiais e Celebrações: Como a Entrega de Comida Enriquece as Comemorações com A...
Dicas para fazer mais vendas
Parceiros
29 Março, 2022
Dicas para fazer mais vendas