Parceiros, Sustentabilidade
29 Março, 2022

Primeiros passos no combate ao desperdício

Partilhar
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O relatório da ONU de 2021 sobre desperdício alimentar revelou que são desperdiçados em todo o mundo cerca de 931 milhões de toneladas de comida: 61% são referentes ao desperdício doméstico, 26% nos serviços alimentares e 13% no retalho. 

Estes números tornam clara a urgência de adotar hábitos de consumo mais conscientes e sustentáveis! A melhor forma de combater o desperdício alimentar é através da consciencialização para o tema e consequente adoção de novos hábitos. 

  1. Faça compras mais sustentáveis

O primeiro passo para combater o desperdício começa logo no momento da compra. Planeie as suas compras, tendo em conta o que vai precisar para cada semana, para que não haja desperdício. 

Escolha fornecedores alinhados com princípios da sustentabilidade e averigue se é possível que lhe vendam os produtos em maior quantidade e em caixas de cartão em vez de sacos de plástico, por exemplo. 

Se comprar algo em mercearias ou supermercados, opte por comprar a granel e levar os seus próprios sacos, dando-lhes uma segunda vida. Sempre que possível, prefira embalagens em vidro ou materiais recicláveis. E claro, dê uma nova vida ou recicle essas embalagens.

  1. Faça a reciclagem

É tão importante e, infelizmente, tantas vezes esquecido. É uma questão de se habituar, garantimos-lhe. Separe todos os resíduos e embalagens descartáveis para reciclagem. Não lhe irá causar nenhum transtorno no dia a dia e assim vai:

  • Comunicar aos seus clientes que faz a sua parte na luta contra o desperdício do material das embalagens em fim-de-vida; 
  • Reduzir o impacto ambiental da sua empresa; 
  • Motivar a sua equipa para que, em casa, possam ter o mesmo tipo de atitude e ações.

Já pensou que algumas pessoas da sua equipa fazem a reciclagem em casa e provavelmente sentem-se desconfortáveis por não o fazer no trabalho? Ou pelo contrário, ainda não adotaram esta prática em casa, mas com a prática laboral, irão fazer a reciclagem em casa?

Disponha de contentores de reciclagem separados, e identificados, e certifique-se que os seus funcionários sabem quais são os materiais que podem, e não podem, depositar nos diferentes contentores.

  1. Diga não ao desperdício

Se sobraram tomates maduros e amassados, porque não fazer uma tomatada no dia seguinte ou criar um delicioso molho de tomate para o prato do dia? As cascas de vegetais servem para caldos aromáticos e os talos dos mesmos são ótimos em sopas. 

Se sobraram frutas amassadas, dê-lhes uma nova vida e crie uma tarte para ser a sobremesa do dia seguinte ou um batido que irá, certamente, encantar os seus clientes. 

Com os legumes que sobrarem, pode criar um delicioso prato vegetariano e disponibilizar, assim, um prato mais amigo do ambiente!

  1. Pediram talheres, palhinhas e guardanapos?

Se o cliente pediu, envie com o seu pedido. Caso contrário, não envie e estará a ajudar o planeta. Além de ver o pedido do cliente, é importante atentar nestes pequenos detalhes, pois podem influenciar a forma como o cliente vê as ações do seu negócio.

Uma opção mais amiga do ambiente são talheres reutilizáveis de madeira, bambu ou outros materiais mais sustentáveis. O mesmo vale para os guardanapos e para as palhinhas. Na possibilidade de ter itens reutilizáveis, prefira-os. E não se esqueça: envie só se for solicitado! 

  1. Adira à We Care

Criámos a funcionalidade We Care na app GoBuddy porque nos preocupamos verdadeiramente com o planeta e com o desperdício em geral. Na We Care, pode disponibilizar produtos e/ou serviços mais baratos quando se aproxima a hora de encerramento do seu estabelecimento.

Por exemplo, se a sua padaria encerra às 19h, pode colocar a partir das 18h um conjunto de produtos a metade do preço ou mesmo a ⅓ do valor que costuma praticar. Os clientes gostam de promoções e, sentindo que estão a contribuir para combater o desperdício alimentar, serão incentivados a efetuar a sua compra.

Não se esqueça, também, de colar o sticker We Care no seu estabelecimento, num local bem visível, como a porta de entrada ou o balcão.

O combate do desperdício é uma grande preocupação da GoBuddy e acreditamos que deve ser de todos: produtores, distribuidores e consumidores. Passo a passo, vamos alterando os nossos hábitos para tornar o mundo melhor!

Comece por aplicar estes 5 passos sustentáveis no dia a dia do seu negócio e, a pouco e pouco, vai consciencializar os seus trabalhadores e clientes para a importância do combate ao desperdício! Ser mais sustentável está ao alcance de todos. E cada pequena mudança de hábito pode fazer realmente a diferença. 

Por: Inês Sousa

Artigos Relacionados

Vê também estes artigos relacionados com o tema

#Lifestyle
24 Maio, 2023
Desvendando a GoBuddy App: Como uma Startup está a transformar o mercado dos serviços de ...
#Lifestyle
7 Agosto, 2023
Culinária Internacional em Casa: Explora Sabores Globais com o nosso Delivery de comida.